Um engenheiro civil projeta e supervisiona a construção de obras públicas, como estradas, pontes, barragens, túneis, edifícios, aeroportos, sistemas de água e esgoto e outros grandes projetos de infraestrutura.
Prédios e pontes costumam ser as primeiras estruturas que vêm à mente, porque são as criações de engenharia mais óbvias. Mas os engenheiros civis também são responsáveis por criações e contribuições menos visíveis.
Cada vez que abrimos uma torneira, esperamos que saia água, sem pensar que os engenheiros civis tornaram isso possível, em muitos casos, projetando sistemas que transportam água para as cidades a partir de fontes nas montanhas que às vezes estão a centenas de quilômetros de distância.
Então, em termos mais amplos, o que é um engenheiro civil? Um engenheiro civil é alguém que aplica o conhecimento científico para melhorar a infraestrutura e os serviços públicos comuns que atendem às necessidades humanas básicas.
O que faz um Engenheiro Civil?
O campo da engenharia civil é um dos ramos mais antigos da engenharia, datando de quando as pessoas começaram a viver em assentamentos permanentes e começaram a moldar seus ambientes para atender às suas necessidades.
À medida que as populações cresciam e grupos maiores de pessoas começavam a viver juntos em vilas e cidades, havia uma necessidade cada vez maior de fontes confiáveis de água potável, meios para descartar resíduos, uma rede de ruas e estradas para comércio e comércio e uma maneira de pessoas para se defenderem de vizinhos hostis. Os primeiros engenheiros civis, portanto, foram chamados para construir muros, estradas, pontes, represas e diques; e cavar poços, valas de irrigação e trincheiras.
Entre os projetos de que um engenheiro com diploma de engenharia civil mais conhecidos da antiguidade estão as estradas do Império Romano, a Grande Muralha da China, as Pirâmides de Gizé, Stonehenge, as habitações nos penhascos de Mesa Verde; e ruínas maias em Copan, Palenque e Tikal. A construção de muitas dessas maravilhas por sociedades pré-industriais permanece misteriosa e os nomes dos engenheiros que as projetaram se perderam na antiguidade.
A história mais recente também é marcada por famosas maravilhas da engenharia civil, incluindo a Torre Eiffel, em homenagem a Gustave Eiffel, o engenheiro civil francês cuja empresa a construiu; a Golden Gate Bridge, projetada por Joseph Strauss e Charles Ellis; o Canal do Panamá (John Frank Stevens); a Represa Hoover (John L. Savage); e a Ponte do Brooklyn, projetada por John August Roebling e seu filho Washington Roebling.
Os engenheiros civis fazem muito mais do que projetar edifícios e pontes. Eles trabalham na indústria aeroespacial, projetando aviões a jato e estações espaciais. Eles podem ser encontrados na indústria automotiva, calculando a capacidade de carga de um chassi e melhorando a resistência ao choque de pára-choques e portas. Eles fazem parte da indústria de construção naval, da indústria de energia e de várias outras indústrias que exigem instalações construídas.
A engenharia civil é uma profissão particularmente emocionante, porque quem trabalha nessa área pode ver o resultado de seu trabalho: uma ponte concluída, um arranha-céu, uma estação de metrô ou uma barragem hidrelétrica.
O mundo civil é extremamente diversificado. Segue-se, portanto, que os engenheiros civis têm opções de carreira particularmente variadas. Isso significa que a resposta à pergunta O que faz um engenheiro civil? , também é variado, dependendo da especialidade perseguida. Independentemente da subdisciplina escolhida, no entanto, existem algumas tarefas comuns que a maioria dos engenheiros civis realizará diariamente.
Os engenheiros civis geralmente são responsáveis por grandes equipes envolvidas nos processos de design, planejamento e construção do projeto. Isso exige que eles se encontrem, colaborem e gerenciem regularmente esses membros da equipe, compostos por agrimensores , gerentes de construção , arquitetos , arquitetos paisagistas e planejadores urbanos .
Além disso, eles mesmos gastarão uma quantidade significativa de tempo projetando e planejando projetos e apresentando propostas, avaliações de necessidades, orçamentos e alterações aos clientes.
As atividades específicas de um engenheiro civil variam de subárea para subárea e, conforme descrito a seguir, a carreira é composta por um amplo espectro de subdisciplinas:
Engenharia Arquitetônica
Arquitetura é o projeto de edifícios e estruturas com ênfase na estética. A engenharia arquitetônica combina design de construção e estética com foco na construção e funcionalidade sustentáveis.
Esta ampla disciplina é uma mistura de muitas outras disciplinas e tende a variar de país para país. Os engenheiros de arquitetura têm conhecimento estrutural e consciência e habilidades criativas. Os graduados nesta área podem se especializar em um aspecto do projeto de edifícios comerciais, como aquecimento, ventilação, proteção contra incêndio, eletricidade ou acústica. A supervisão do processo de construção é outra habilidade fundamental que os engenheiros de arquitetura desenvolvem.
Engenharia de construção
Os engenheiros de construção gerenciam e entregam projetos residenciais e/ou de construção. Eles planejam atividades de construção, supervisionam elementos estruturais e realizam inspeções de construção após a conclusão do projeto. Eles trabalham em estreita colaboração com arquitetos, engenheiros de arquitetura e técnicos de engenharia no projeto de construção e na solução de problemas no local.
Eles também são responsáveis pela compilação de relatórios que detalham a viabilidade do projeto e as estimativas de custos. O Desenho Auxiliado por Computador (CAD) é comum nesta disciplina, embora não na mesma extensão que na engenharia estrutural. Os engenheiros de construção são chamados a aplicar habilidades de gerenciamento de projetos e conhecimentos matemáticos em seu trabalho.
Alguns podem se especializar em projetos residenciais, arranha-céus, pontes, armazéns industriais ou outros tipos específicos de infraestrutura. Embora a demanda por esses especialistas seja impulsionada pela saúde da indústria da construção onde procuram ser empregados, seu conjunto de habilidades único geralmente significa que eles são muito procurados na maioria dos países.
Engenharia de terremotos
A engenharia de terremotos é um campo especializado em engenharia geotécnica. É um pequeno nicho que oferece oportunidades em um número limitado de países suscetíveis a terremotos. Os engenheiros de terremotos estão, é claro, preocupados com as vibrações na crosta terrestre que podem causar danos imensos à superfície da Terra.
Eles identificam áreas com risco de terremotos e usam técnicas de projeto e construção para fortalecer os edifícios. Eles também realizam simulação e análise do modo de falha para projetar elementos estruturais que podem resistir à exposição a terremotos sem sofrer grandes danos estruturais.
Engenharia Ecológica
Ecologia é sobre a interação entre organismos e seu ambiente, chamados ecossistemas. A engenharia ecológica é um campo especializado da engenharia ambiental que trata da construção e manutenção desses ecossistemas.
Os engenheiros nesta disciplina podem se concentrar na manutenção do ecossistema natural ou na construção de ecossistemas artificiais. Uma floresta tropical é um exemplo de ecossistema natural, que possui uma maior diversidade de plantas e animais do que qualquer outro tipo de ecossistema. Um engenheiro ecológico considerará a saúde das árvores da floresta tropical e dos animais que vivem em suas copas.
Engenharia Ambiental
A ênfase deste ramo da engenharia civil é manter a qualidade do ar, da água e da terra por meio de práticas e métodos sustentáveis. Engenheiros ambientais criam planos para proteger e melhorar o meio ambiente; isso é tudo criado pela natureza: ar, água, flora e fauna.
Eles implementam estratégias para lidar com a poluição, gestão de resíduos e níveis de ruído. Eles realizam estudos de caso e, em seguida, determinam maneiras de prevenir desastres naturais e poluição. Grande parte de seu trabalho é realizado em um escritório e é focado em dados e análises estatísticas. Esses engenheiros raramente usam software de projeto ou simulação. Eles devem entender leis ambientais complexas e questões éticas e sociais relacionadas.
Engenheiros ambientais são procurados para liderar projetos governamentais administrados por departamentos de parques. As empresas privadas podem contratar os serviços desses especialistas se suas atividades tiverem o potencial de exercer um efeito adverso sobre o meio ambiente natural. Engenheiros ambientais também podem ser empregados como consultores ou pesquisadores em universidades.
Engenharia de proteção contra incêndio
Este é outro campo especializado da engenharia ambiental. A engenharia de proteção contra incêndio refere-se a todos os fatores que afetam a segurança das pessoas em caso de incêndio. Os engenheiros de segurança ou proteção contra incêndios desenvolvem planos e identificam táticas para reduzir danos causados por fumaça e incêndio em residências, prédios comerciais e cidades em geral. Eles mantêm contato com arquitetos e construtores durante a fase de projeto de um edifício e prestam atenção especial aos sistemas de alarme, escadas, isolamento e ventilação.
Esses engenheiros são normalmente empregados ou contratados por empresas de construção e desenvolvimento. Eles podem se tornar inspetores, que determinam as causas e formas de prevenir incêndios.
Engenharia geotécnica
A geologia compreende a história física e dinâmica da Terra, incluindo rochas, minerais e elementos de que é feita. A engenharia geotécnica é a aplicação prática da geologia. Engenheiros neste campo entendem materiais e técnicas de construção.
Eles investigam a qualidade da terra e como as estruturas podem ser construídas dentro e sobre ela. Eles usam seu conhecimento e compreensão dos materiais da terra para determinar os suportes e fundações apropriados necessários para estruturas maciças. Esse processo começa com um estudo de viabilidade de um local, testando a qualidade do solo, a inclinação do solo e as características das rochas. Eles projetam fundações e implementam medidas para mitigar os efeitos de desastres naturais, como terremotos.
Os engenheiros geotécnicos devem considerar práticas sustentáveis ao investigar e planejar qualquer construção. Eles geralmente trabalham para empresas de mineração e petróleo e tendem a ter um amplo conjunto de habilidades que inclui gerenciamento econômico e de projetos.
Engenharia Rodoviária
A engenharia rodoviária é um campo especializado dentro da engenharia de transporte. A disciplina considera o desenho das vias, bem como sua relação com os pedestres. Os engenheiros rodoviários estudam os volumes e padrões de tráfego para criar estratégias que evitem colisões e danos às estruturas rodoviárias.
Eles projetam sistemas rodoviários com a intenção de otimizar o fluxo de tráfego e a segurança dos veículos. Mais recentemente, esse campo começou a imaginar e projetar sistemas de transporte inteligentes que acabarão por revolucionar a maneira como os humanos viajam.
Engenharia Hidráulica
A engenharia hidráulica é outro campo especializado em engenharia ambiental. Esta disciplina aborda os desafios técnicos envolvidos com o projeto de infraestrutura de água e esgoto. Ele lida com o fluxo de fluidos em grandes quantidades e se concentra no projeto de armazenamento de água (barragens, canais, canais, lagos) e instalações de transporte.
Os engenheiros hidráulicos também projetam máquinas que usam energia hidráulica e elementos estruturais que podem suportar a intensa pressão da água. Eles usam a teoria da dinâmica dos fluidos para prever como o fluxo de água interage com o ambiente. Esses especialistas costumam ser contratados por empresas de serviços públicos para manutenção de águas pluviais e esgotos.
Engenharia de Mineração
Mineração é o ato de extrair carvão e rochas metálicas e minerais (minério) das minas. A engenharia de minas, área de especialização da engenharia geotécnica, trata exclusivamente da extração e beneficiamento de minério.
Os engenheiros de minas, que são polivalentes em muitas áreas da engenharia, analisam dados de perfuração e relatórios geológicos antes de planejar e projetar locais de mineração. Eles podem ser obrigados a visitar um local para supervisionar ou inspecionar o andamento de um projeto. Esses especialistas às vezes precisam viajar por longos períodos.
Engenharia Ferroviária
A engenharia ferroviária é um campo especializado em engenharia de transporte. Esta disciplina centra-se na concepção, construção e operação de trens e sistemas ferroviários para o transporte de pessoas e/ou mercadorias. Engenheiros ferroviários aplicam habilidades de projeto mecânico e conhecimento de sistemas de propulsão para projetar embarcações ferroviárias.
Engenharia Estrutural
Este setor de engenharia se concentra no projeto de estruturas – casas, edifícios e monumentos – que são necessários para suportar cargas e elementos ambientais. Os engenheiros estruturais colaboram estreitamente com os arquitetos. Enquanto os arquitetos concebem o design externo e a estética, esses engenheiros projetam o esqueleto interno e a fundação de uma estrutura para garantir que ela não desmorone.
Com seu conhecimento de códigos e regulamentos de construção, eles executam desenhos e especificações de elementos estruturais. Com base em seu profundo conhecimento dos materiais e suas propriedades, eles selecionam os mais adequados para cada projeto. Não surpreendentemente, os engenheiros estruturais costumam encontrar oportunidades de emprego ou contrato de consultoria com empresas de construção comercial e industrial.
Engenharia de Tráfego
Um subconjunto da engenharia de transporte, a engenharia de tráfego se preocupa com o movimento de pessoas e veículos, geralmente em estradas e rodovias. Os engenheiros de tráfego consideram, revisam e modificam aspectos do projeto de estradas para otimizar o fluxo de tráfego e reduzir o congestionamento. Eles também analisam e avaliam os relatórios de tráfego e acidentes e os impactos de semáforos, sinais de trânsito e passarelas de pedestres para criar estradas mais seguras.
Engenharia de Transporte
O foco da engenharia de transporte é duplo. A disciplina gerencia sistemas de transporte existentes e também pesquisa tecnologias novas e emergentes destinadas a melhorar o transporte de pessoas, mercadorias e estruturas em países industrializados.
Os engenheiros deste setor planejam e gerenciam todos os elementos que, em conjunto, fazem o transporte acontecer. Eles olham além do presente e contemplam e visualizam as necessidades de transporte e os desafios das sociedades futuras.
Este trabalho muitas vezes exige uma compreensão da propulsão e manutenção de veículos e pode implicar especialização em transporte aéreo, rodoviário, ferroviário ou pedestre. Agências governamentais e empresas de transporte privadas geralmente empregam engenheiros de transporte para manter a eficiência, reduzir os custos do sistema, gerenciar iniciativas de segurança e conduzir investigações.
Engenharia de recursos hídricos
O estudo da água em todo o mundo está no centro da engenharia de recursos hídricos. Isso inclui água potável e qualquer água que deva ser armazenada, distribuída ou transportada de um lugar para outro.
Ao contrário da engenharia hidráulica, que se concentra nos aspectos técnicos do armazenamento e canalização da água, esta disciplina considera a qualidade e a logística dos sistemas de água. Projetos comuns para engenheiros de recursos hídricos incluem restauração de zonas úmidas, bem como projeto e planejamento de sistemas de esgoto e águas pluviais.
Até agora, é provável que esteja claro que o campo da engenharia civil tem um escopo muito amplo. O trabalho não é tradicional. Não existe um dia típico. Cada projeto é diferente. Alguém poderia fazer você trabalhar 50 horas por semana, cinco dias. Outro poderia fazer você trabalhar à noite em uma parte diferente do país. Outra ainda pode fazer com que você viaje para o exterior para realizar uma breve inspeção no local ou para gerenciar um projeto de longo prazo.