Um fiador é geralmente um membro da família com mais de 18 anos, que está em uma situação financeira forte.
Quando uma pessoa concorda em se tornar um fiador, ela será responsável pelo pagamento do aluguel, caso o inquilino não tenha condições de pagar. Eles também terão que pagar por qualquer dano à propriedade. Se um fiador não cobrir os custos de aluguel ou danos pendentes, eles podem ser levados ao tribunal.
É por isso que escolher um fiador é uma grande decisão. Muitos proprietários solicitarão um fiador e até mesmo uma cotação seguro fiança, para sua tranquilidade de que o aluguel será pago pela duração do contrato, se você não puder.
O que é um fiador e quem pode ser um?
O fiador é a pessoa que ‘garante’ que pagará o aluguel. Os fiadores precisam ter mais de 18 anos, um bom histórico de crédito e muitas vezes precisam ter uma certa quantia de poupança ou renda.
Geralmente são um parente próximo ou um amigo que tem capacidade para pagar ao senhorio se por algum motivo não puder.
Ele deve ser um residente do Brasil que o conhece há pelo menos dois anos e pode atestar sua solicitação.
O que um fiador precisa fornecer?
Os fiadores precisarão fornecer informações a um proprietário ou agência de locação para garantir que possam assumir a responsabilidade de ser um fiador:
- Prova de identidade, como passaporte ou carteira de motorista do Brasil.
- Haverá verificações de crédito que eles precisam passar. Isso analisa seus empréstimos anteriores e dá uma indicação de quão financeiramente estável eles são.
- Os candidatos terão que fornecer recibos de salário ou comprovante de renda se forem aposentados.
Responsabilidades do Fiador
Seu fiador terá que assinar um contrato com o agente de locação ou proprietário. Isso definirá os termos do fiador e suas responsabilidades para com a propriedade.
A maioria dos contratos estabelece que um fiador é responsável por cobrir qualquer aluguel não pago durante o período de locação. Eles também podem ser responsabilizados por multas aplicadas por falta de pagamento de aluguel ou danos.
Certifique-se de que você e o fiador estejam totalmente cientes dos termos do contrato e que aceitem suas responsabilidades.
Se você não tiver certeza sobre qualquer um dos termos e condições estabelecidos no contrato, fale com o proprietário ou o agente de locação antes de assinar.
Quando você pode ser solicitado a fornecer um fiador
Existem muitas situações diferentes em que você pode precisar fornecer um fiador.
- Pouco histórico de crédito.
Se você é um jovem adulto com pouco ou nenhum histórico de empréstimos, não há muito para um proprietário basear uma decisão. - Histórico de crédito ruim.
Se você deixou de pagar os pagamentos, perdeu contas ou teve um julgamento do Tribunal do Condado contra você, pode ser mais difícil alugar sem um fiador. - Recentemente mudou-se para o Brasil.
Para ter uma verificação de crédito, você precisa ter vivido no país por tempo suficiente para ter um histórico de crédito. Sem isso, um proprietário pode exigir um fiador antes de concordar em alugar para você. - Desempregados ou de baixa renda.
Se você tiver uma renda menor ou receber Crédito Universal, o proprietário pode exigir um fiador caso você tenha dificuldades financeiras. Um fiador ainda pode ser exigido nessas circunstâncias. - Você é um locatário pela primeira vez.
Se você está alugando pela primeira vez e não tem referências de proprietários anteriores, pode precisar de um fiador. Se sua renda for alta, você pode não ser obrigado a fornecer um fiador. - Você é um estudante.
Na maioria dos casos, se você for um estudante universitário que está alugando uma propriedade particular, precisará fornecer um fiador. Geralmente é um pai ou responsável legal.
Quanto tempo dura um contrato de fiador?
É sempre melhor verificar cuidadosamente os termos do contrato, mas a maioria dos acordos de fiador termina quando o contrato de locação termina. Seu contrato deve indicar quando as responsabilidades do fiador terminarão.
Se houver aluguel pendente, o proprietário pode se recusar a rescindir o contrato.