Estratégias de marketing online para aplicar
Os clientes em potencial devem primeiro encontrar o produto da empresa assim que a palavra-chave relevante for inserida em mecanismos de pesquisa como o Google. Para tornar seus próprios serviços ou produtos conhecidos na Internet, certas estratégias de marketing online são necessárias.
O objetivo é garantir a posição competitiva de longo prazo em uma determinada área. A qualidade de um site é aumentada com a ajuda de um marketing de busca eficiente.
Isso inclui SEO (Search Engine Optimization), então a otimização de mecanismos de pesquisa e SEA (Publicidade em Mecanismos de Pesquisa) onde os anúncios pagos estão em posição de destaque nas listas de resultados. Mas o marketing de mídia social, marketing de afiliados, marketing móvel e e-mail marketing também desempenham um papel importante.
Antes de começar a trabalhar em seus primeiros projetos, no entanto, certas perguntas devem ser respondidas.
- Qual é o meu público-alvo?
- Que plano tenho com marketing online sofisticado ?
- Quais instrumentos são necessários para estratégias sofisticadas de marketing online?
Determinando o público-alvo para uma estratégia de marketing online de sucesso
Definir seu próprio público-alvo é um dos princípios básicos de estratégias de marketing online de sucesso. Uma abordagem em que o público-alvo é reduzido e abordado diretamente é eficaz.
Quem o produto deve alcançar? Os clientes em potencial têm uma área de interesse especial ou os diretores de outras empresas devem ser abordados? Na maioria das vezes, a clientela resulta dos produtos ou serviços a serem comercializados.
Números como quantidade de seguidores no Instagram, comprar views twitch para maior metricas ou mesmo números de inscritos no Youtube influenciam não somente algoritmos mas comportamentos do seu público-alvo.
Além disso, deve ser feita uma distinção para determinar se novos clientes, clientes regulares ou antigos clientes devem ser alcançados. Dependendo do interesse, nível de conhecimento, necessidades e muitos outros fatores, a base de clientes pode ser reduzida ao menor detalhe para que uma segmentação bem-sucedida seja possível.
Definição de meta para marketing online planejado
Todas as estratégias de marketing online são inúteis, a menos que os objetivos sejam claramente definidos. Eles podem ser divididos em quatro categorias com os indicadores associados:
Vendas:
Pedidos via loja online e pedidos via e-mail ou telefone.
Análise:
Visitas a um site, interações em canais de mídia social , comentários e taxa de rejeição (taxa de rejeição e tempo de permanência no site).
Construção de marca / branding:
Número de visitantes, tráfego orgânico via marca e alcance via marketing de mídia social.
Pistas:
Contatos por e-mail, telefonemas e formulários de contato preenchidos e enviados Os valores-chave dos indicadores mencionados devem ser monitorizados constantemente e, sobretudo, analisados para a concretização dos objetivos.
Para essa análise da web, os profissionais de marketing usam várias ferramentas, como o Google Analytics. É importante que a análise e avaliação do desempenho sejam conscienciosas e cuidadosas para medir o sucesso real.
A estratégia online para empresas locais
As empresas menores, em particular, estão negligenciando o aspecto da estratégia online. Um negócio estabelecido na região não significa necessariamente sucesso na Internet. Não se deve presumir que mesmo os clientes fiéis pensam naturalmente na loja local quando estão online.
Mas a regionalidade cria confiança. Se a empresa for facilmente encontrada na Internet por meio de um site otimizado ou de uma presença profissional nas redes sociais, é alta a probabilidade de que ela também tenha preferência em relação a grandes empresas anônimas na Internet.
Para isso, a conexão regional pode ser enfatizada de forma consistente. Com um SEO local direcionado e uma entrada no “ Google Meu Negócio” as empresas locais podem ter uma vantagem, já que muitas decisões de compra espontâneas são feitas em trânsito e um smartphone é usado para encontrar uma loja adequada nas proximidades. Todas as lojas que não são exibidas perderam a chance de passar pelos clientes.
Pesquisa de Marketing de motores
Para tornar um site visível na Internet, ele deve ser encontrado nos principais motores de busca. Com a ajuda de SEO e SEA , ele é otimizado para pontos relevantes do mecanismo de pesquisa e adaptado aos requisitos do Google.
Se forem inseridas certas palavras-chave importantes para a empresa, como por exemplo, “difusor” para uma loja que venda produtos eletrônicos, pulseira de ambar adulto para uma loja de acessórios de âmbar, a página sobe no ranking.O objetivo a longo prazo deve ser estabelecer-se permanentemente na primeira página, pois muito poucos usuários se informam sobre isso.
Uma vez que empresas especialmente grandes dificilmente podem ser superadas quando os termos-chave são inseridos com frequência, uma média saudável entre alto volume de pesquisa e concorrência gerenciável se aplica às palavras-chave selecionadas encontrar. Enquanto o SEO aumenta o alcance orgânico desta forma, medidas publicitárias são utilizadas na SEA para gerar um alcance pago e evitar desperdícios.
Marketing de email
Na área do e-commerce, a newsletter por e-mail ainda é uma ferramenta popular para obter informações sobre as últimas ofertas e para comunicação. O marketing por e-mail ajuda a direcionar o tráfego e manter os clientes informados sobre os produtos mais recentes.
O mais importante é o design visualmente atraente. O e-mail deve fazer você querer mais para que o usuário siga os links que ele contém. No entanto, a frequência do boletim informativo também é importante aqui. Se a frequência for muito alta, pode se tornar irritante e o oposto do objetivo real é alcançado rapidamente.