Infelizmente, o número de golpes financeiros cresce a cada dia. Segundo dados de uma pesquisa da PSafe, empresa especializada em cibersegurança, divulgada no site CNN Brasil, mais de 3,4 milhões de tentativas de fraudes nesse setor foram bloqueadas por aqui em 2021.
Esse número indica, em média, 400 golpes por hora e 11 mil por dia. Conforme aponta o levantamento, mais de 150 milhões de brasileiros foram vítimas de ações fraudulentas apenas este ano.
No mundo das criptomoedas o cenário não é muito diferente. Um estudo feito pela empresa de análise de blockchain Chainalysis, citado em reportagem do site ZDNet, revelou que golpistas conseguiram US$ 7,7 bilhões em criptos também neste ano de 2021.
De acordo com a análise, a maioria das fraudes nesse setor é direcionada para pessoas que estão começando agora a desbravar o universo dos ativos digitais. Uma das mais recorrentes é a oferta de uma nova criptomoeda, seguida do sumiço dos desenvolvedores após as vítimas comprarem algumas unidades.
Por razões como essas é tão importante que você saiba como evitar golpes financeiros, seja para proteger suas transações diárias e tradicionais, seja para poder entrar no ecossistema das moedas digitais com mais segurança.
Confira, agora, uma lista com nove dicas de como não se tornar a próxima vítima desses golpistas.
Como evitar cair em golpes financeiros?
A matéria da CNN Brasil que citamos logo no início deste artigo também destacou que os criminosos costumam usar recursos como e-mail, redes sociais e SMS para aplicar seus golpes.
Algumas das principais abordagens são a necessidade de a vítima atualizar os seus dados bancários, cartão supostamente bloqueado, oferta de investimentos com ganhos altos, entre outros.
A fim de evitar esses e outros golpes financeiros, nossas dicas são:
- cuidado com links enviados por e-mail ou aplicativos de mensagens
- nunca passe os seus dados por telefone
- atente-se às compras online
- zele por seus cartões
- troque suas senhas periodicamente
- coloque uma senha forte no seu smartphone
- só baixe aplicativos de lojas oficiais
- sempre verifique seu extrato bancário
- jamais acredite em ganhos rápidos
Evitando golpes financeiros na prática!
Cuidado com links enviados por e-mail ou aplicativos de mensagens
Se você usa alguma rede social já deve ter lido a frase: “o golpe está aí, cai quem quer”. Mas a verdade é que, na vida real, nem sempre é tão simples assim.
Existe uma fraude chamada phishing, que consiste no envio de links que direcionam a pessoa para uma página web praticamente idêntica à de lojas, bancos e outros tipos de empresas.
A vítima pode acreditar ser um e-mail ou mensagem de texto oficial da marca com a qual se relaciona, clicar no link e atender ao solicitado, por exemplo, atualizar os dados do cartão de crédito.
Ao fazer isso, todas as informações vão para as mãos dos criminosos, que podem usá-las para aplicar diversos outros golpes.
Nunca passe os seus dados por telefone
Similar ao golpe anterior, o que muda aqui é a forma de contato, realizada via chamada telefônica.
Mais uma vez, quem está aplicando a fraude se passa por uma empresa e tenta extrair da possível vítima informações sobre número de conta bancária, cartões, e outros relacionados que dão acesso ao seu dinheiro.
Atente-se às compras online
Não é segredo para ninguém que o e-commerce cresceu significativamente nos últimos anos, especialmente devido ao isolamento social que levou as pessoas a buscarem outras formas de adquirirem o que precisavam.
Obviamente, os olhos atentos dos criminosos também se voltaram para esse mercado, contribuindo para aumentar o número de golpes.
Segundo outra matéria da CNN Brasil Business, as tentativas de fraudes no comércio eletrônico cresceram mais de 83% apenas no primeiro trimestre de 2021 — os dados são da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude.
Para não “engrossar” essa estatística, se atente às informações da loja, tais como CNPJ, endereço e telefone de contato, e pesquise antes de fechar a compra.
Também verifique as camadas de segurança adotadas na etapa do pagamento, como certificado digital SSL (identificado pelo endereço eletrônico https://) que indica que as informações transacionadas estão protegidas.
Zele por seus cartões bancários
Outra forma de evitar golpes financeiros é manter os seus cartões sempre ao alcance dos seus olhos. Na prática, isso quer dizer evitar entregar esse meio de pagamento nas mãos de outras pessoas na hora de pagar suas compras.
Ao fazer isso, você abre espaço para que os números sejam copiados, especialmente o de segurança que fica no verso, facilitando o uso por golpistas em outros momentos.
Nas compras online, somente insira essas informações se tiver total confiança na loja ou no link enviado pelo vendedor.
Troque suas senhas periodicamente
Em junho de 2021 foi divulgado um dos maiores vazamentos de senha da história — mais de 8,4 bilhões, segundo o site Cybernews.
Tenha você sido, ou não, vítima desse golpe, é bem importante trocar as suas senhas periodicamente, incluindo as de sites e aplicativos bancários e de compras que armazenam seus dados de pagamento, como os de transporte e delivery de alimentos.
Coloque uma senha forte no seu smartphone
O mesmo princípio vale para o seu smartphone, que diminui as chances de ter seus apps acessados se tiver uma senha forte logo na tela inicial.
Biometria e reconhecimento facial tendem a ser camadas de proteção mais fortes que o PIN (combinação numérica) e o padrão de desenho.
Só baixe aplicativos de lojas oficiais
E por falar em celulares, somente baixe aplicativos que estiverem disponíveis nas lojas oficiais — iOS, Apple Store, e Android, Play Store. Isso evita que você baixe apps falsos que podem facilmente roubar os seus dados, especialmente os bancários.
Sempre verifique seu extrato bancário
E mesmo adotando boas práticas de segurança para evitar golpes financeiros, não custa nada, de tempos em tempos, dar uma olhadinha no seu extrato bancário.
Dessa forma, se notar alguma retirada ou movimentação que não foi feita por você, tem a chance de contestar junto ao seu banco. Lembrando que o mesmo vale para a fatura de cartão de crédito.
Jamais acredite em ganhos rápidos
Fuja de ligações, e-mails, mensagens de textos, ou outras formas de contato com propostas financeiras lucrativas e tentadoras, como investimentos.
No universo das criptomoedas, por exemplo, jamais acredite na promessa de ganhos altos e rápidos. Esse é um mercado muito volátil, o que quer dizer que a valorização das moedas digitais muda muito rápido. Por isso, é praticamente impossível garantir qualquer forma de rendimento.
Aplicar seu dinheiro nesse tipo de promessa pode levar a significativas perdas financeiras. A dica extra aqui é estudar e pesquisar bastante para conhecer tudo sobre as criptomoedas.
Na dúvida, sempre busque orientações de fontes confiáveis, como blogs e sites de corretoras de ativos digitais.
Este artigo foi escrito pela Bitso, exchange internacional de criptomoedas na qual você pode comprar, guardar e vender os seus criptoativos.