Carreira

15 dicas essenciais de segurança para dirigir caminhões

segurança para dirigir caminhões

Há um equívoco comum de que picapes são mais seguras do que veículos menores. O tamanho maior das picapes geralmente dá uma maior sensação de confiança ao volante. Mas, na realidade, os motoristas têm mais de 150% mais chances de morrer em um acidente de caminhonete do que em um acidente de carro. 

Quando você entrega a um funcionário as chaves de uma picape da empresa, é importante garantir que o veículo esteja configurado para segurança e que o motorista esteja equipado com o conhecimento necessário para conduzir-se com segurança nas estradas.

Aqui estão as principais dicas para motoristas e proprietários de pequenas empresas para criar uma experiência de condução de caminhão mais segura.

Dicas de segurança para dirigir caminhões

A segurança é um esforço de equipe. Para criar o ambiente mais seguro para os caminhoneiros, caberá aos motoristas e aos empresários fazer a sua parte. As dicas de segurança para caminhões principalmente para aqueles que prefere comprar uma cnh pela internet. abaixo começam com dicas para motoristas e terminam com dicas para proprietários.

1. Realize uma inspeção pré e pós-viagem 

Os motoristas de caminhão devem contornar o veículo antes e depois de cada viagem para verificar se há perigos, danos ou problemas de segurança (como pressão dos pneus visivelmente baixa). Verificações mais detalhadas devem ser feitas mensalmente para procurar coisas como luzes de freio para garantir que estejam funcionando bem.

2. Use sempre o cinto de segurança

Esta dica de segurança deve ser óbvia, mas os motoristas de caminhão devem sempre usar os cintos de segurança ao operar seus veículos. Os cintos de segurança não apenas salvam vidas, mas também podem salvar sua empresa de uma multa pesada.

3. Obedeça ao limite de velocidade afixado

Outra dica de segurança que não deveria ser explicada para as pessoas, mas a realidade é que o excesso de velocidade é responsável por 26% de todas as mortes no trânsito. O excesso de velocidade não é apenas perigoso, mas também pode criar despesas desnecessárias para a empresa se os motoristas de caminhão continuarem recebendo multas por excesso de velocidade.

4. Pratique técnicas de direção defensiva 

Dirigir defensivamente é uma abordagem de direção em que os motoristas estão atentos a possíveis perigos e mudanças nas condições de direção ou da estrada. Isso significa ficar alerta e ciente de seu entorno. Por exemplo, escanear os espelhos retrovisores e laterais com frequência e estar ciente da localização de outros veículos ao seu redor o tempo todo. Existem muitas técnicas de direção defensiva e incluímos mais delas em detalhes abaixo.

5. Fique atento aos pontos cegos

Caminhões têm pontos cegos maiores do que veículos menores, então os motoristas devem ter cuidado extra quando se trata de mudar de faixa. Use os espelhos, verifique o ombro e sinalize antes de cada mudança de faixa – mesmo se o caminhão for um modelo mais novo e tiver sensores de ponto cego.

6. Freie mais cedo

As regras tradicionais de frenagem não se aplicam a picapes. Como os caminhões são mais pesados ​​do que os veículos menores, os caminhões não podem parar de repente. Seus freios precisam trabalhar horas extras para desacelerar o veículo ou parar completamente, de modo que os motoristas de caminhão precisam frear mais cedo para garantir que o veículo pare a tempo.

7. Mantenha uma distância segura 

As coisas acontecem rapidamente na estrada e se você estiver muito perto dos outros motoristas ao seu redor, é mais provável que ocorram colisões. Devido ao peso das caminhonetes, é ainda mais importante deixar um espaço adequado entre você e os outros veículos na estrada para garantir que você tenha tempo suficiente para parar ou contornar um perigo. No mínimo, você deve sempre deixar três segundos entre você e o veículo à sua frente e, quando as condições climáticas estiverem ruins, triplicar esse número para nove segundos ou mais. 

8. Vá com calma nas esquinas

Os caminhões têm um centro de gravidade mais alto e tendem a rolar mais facilmente do que os carros. Ao fazer uma curva, certifique-se de diminuir a velocidade antes da curva para garantir que seu caminhão não capote.

9. Sinalize sempre 

A sinalização é extremamente importante ao dirigir na estrada. Ele permite que outros motoristas saibam em que direção você pretende ir para que possam dirigir de acordo. Isso ajuda a evitar acidentes e pode economizar dinheiro, pois deixar de sinalizar é uma ofensa passível de multa. (Esta é mais uma razão para verificar se as luzes de sinalização estão funcionando durante as verificações mensais de manutenção .)

10. Ferramentas e equipamentos de amarração 

Ao carregar qualquer coisa na carroceria de sua caminhonete, sejam materiais de paisagismo, móveis ou algo tão pequeno quanto uma vassoura, você precisa garantir que esses itens estejam totalmente amarrados e presos. Itens soltos ou inseguros no compartimento de uma caminhonete tendem a cair e causar danos aos veículos e motoristas atrás de você. Sem mencionar que você é o motorista em perigo se precisar encostar para recuperar algo que perdeu. Considere adicionar uma concha sobre a cama ou transportar itens com um trailer, se essa for uma opção para o seu negócio.

11. Evite distrações 

A direção distraída ceifou a vida de mais de 3.100 pessoas nos Estados Unidos em 2020. Os motoristas de caminhão devem evitar operar o telefone celular, comer, beber ou dirigir sem descanso suficiente. Dica profissional: mantenha seu celular no porta-luvas para que não seja uma distração, mas esteja ao alcance do braço em caso de emergência.

Dicas de segurança de caminhões para proprietários de empresas

12. Esteja preparado para mudanças climáticas e condições da estrada 

Estar preparado significa saber ajustar a sua condução às condições da estrada. Por exemplo, acender as luzes diurnas sob chuva forte durante o dia, não usar o controle de cruzeiro (especialmente ao rebocar) e aliviar o acelerador para diminuir a velocidade em vez de pisar no freio com força em condições de gelo. 

13. Esteja preparado para emergências 

Se ocorrer uma emergência enquanto você estiver na estrada, você vai querer ter o equipamento certo para responder e mantê-lo seguro. Exemplos de como estar preparado para emergências incluem manter um kit de primeiros socorros no caminhão, obter uma associação de assistência na estrada e montar um kit de emergência que inclua água, comida, roupas quentes, um carregador de telefone extra e assim por diante.

14. Mantenha os caminhões bem conservados

Reservar um tempo para verificar a saúde do veículo e programar a manutenção preventiva ajudará você a evitar reparos inesperados e caros no veículo. Você pode confiar em seus motoristas de caminhão para fazer verificações regulares (como verificar fluidos e pressão dos pneus), mas isso geralmente deixa pedra sobre pedra, e pode ser difícil coordenar os veículos de sua frota em uma loja para inspeções regulares. Outra opção é usar um sistema de rastreamento de veículos da frota que também possui recursos de integridade do veículo para acompanhar os cronogramas de manutenção e enviar alertas automaticamente quando for a hora de fazer uma revisão do veículo.

Segurança e economia de dinheiro são o nome do jogo com o software de manutenção e saúde da frota da Force . Ele monitora a saúde da bateria, detecta problemas menores e críticos de pneus, notifica você sobre recalls de fábrica e muito mais.

15. Instale o rastreamento GPS 

Os sistemas de rastreamento GPS para segurança da frota coletam dados valiosos sobre o comportamento do motorista, como excesso de velocidade, curvas fechadas, aceleração forte e muito mais. Essas informações permitem que você gerencie melhor seus motoristas, pois podem ajudar no treinamento, treinamento, repreensão e retreinamento de segurança do motorista. Sem dados de comportamento do motorista, você está confiando cegamente em seus motoristas, o que não garante a segurança do motorista, de seus caminhões ou de outros motoristas na estrada.

Qual é a coisa mais difícil sobre dirigir um caminhão?

Uma das coisas mais difíceis de dirigir um caminhão é a consciência espacial. Devido à posição elevada do assento, é difícil ver a estrada à sua frente, e o comprimento do caminhão dificulta a visibilidade ao lado e atrás de você, o que torna o estacionamento (especificamente o backup) uma das manobras mais difíceis quando dirigindo uma caminhonete.

Como posso ser um motorista de caminhão melhor?

A prática leva à perfeição! A melhor maneira de se tornar um motorista de caminhão melhor é praticar. Seja paciente consigo mesmo, vá devagar e fique alerta e ciente de seus arredores e manobras (por exemplo, fazer curvas devagar e deixar bastante espaço ao fazer curvas de 90 graus).

Qual é a melhor regra de segurança ao dirigir?

O problema de dirigir é que ele exige que você siga várias regras enquanto está ao volante, então a “melhor” regra de segurança realmente não existe. Ao dirigir, você deve sempre seguir as regras de segurança da estrada, incluindo usar o cinto de segurança, obedecer ao limite de velocidade, prestar atenção e evitar distrações.

Como podemos melhorar a segurança na condução?

Do ponto de vista comercial, você pode melhorar a segurança de direção em sua empresa treinando adequadamente seus operadores, implementando várias verificações e processos e usando um software especial para garantir que as regras de trânsito e o programa de segurança de sua empresa sejam seguidos por sua equipe de motoristas.

Segurança em primeiro lugar para sua frota de picapes

Esteja você administrando uma empresa de paisagismo, limpeza, carpintaria, encanamento, transporte ou eletricidade, você desejará tomar as medidas necessárias para aumentar a segurança do motorista e do veículo nas estradas.

You may also like

Leia mais