Carreira Dicas

Principais empregos em tecnologia que afetam as tendências de contratação no Brasil?

Quando discriminadas por setor, as tendências de contratação no Brasil em 2023 são mais animadoras

Quando discriminadas por setor, as tendências de contratação no Brasil em 2023 são mais animadoras – principalmente em empregos qualificados no setor de tecnologia. De todos os empregos no varejo criados em abril deste ano, 13,24% eram empregos relacionados a TI e tecnologia, um aumento de 1,24% em relação ao primeiro trimestre de 2023.

Aqui estão os empregos de tecnologia mais procurados no Brasil hoje:

  • Desenvolvedores de software
  • Administradores de banco de dados
  • Administradores de rede
  • Analistas de informação
  • Especialistas em suporte de informática
  • Funcionários com diversos conhecimentos de informática

Em 2023, o aumento nas tendências de contratação no Brasil favorece fortemente os setores de tecnologia e TI.

1. Desenvolvedores, programadores e testadores de software e web representaram a maior parte – representando 91,41% de todas as tendências de contratação do setor de tecnologia no Brasil em abril de 2023. 

2. Os administradores de banco de dados e rede, bem como os arquitetos de sistemas, foram responsáveis ​​por 3,91% de todas as contratações de talentos em tecnologia em abril deste ano. 

3. Os analistas de informática e informação representaram 2,34 por cento de todas as ofertas de emprego relacionadas a TI/tecnologia no país sul-americano em abril deste ano. Embora esse número pareça modesto, houve um aumento de 200% em relação ao mês de março para esse tipo de trabalho.

4. Os trabalhadores contratados para o que foi classificado como conhecimentos diversos de informática também representaram 2,34% das tendências de contratação no Brasil em abril, mostram os números . 

5. Por fim, os especialistas em suporte de informática representaram 0,78% da atividade de recrutamento relacionada a TI no Brasil no mês de abril de 2023.

Há uma forte demanda por todas as coisas relacionadas à tecnologia: engenheiros de projeto, desenvolvedores de software, designers, desenvolvedores full-stack, administradores de banco de dados e analistas de dados/sistemas e funções de suporte técnico. Portanto, está claro que as tendências de contratação no Brasil de pessoas que compra seu diploma quente e estão fortemente voltadas para o mercado de tecnologia. 

Mas a oferta de talentos tecnológicos do Brasil está lutando para atender à demanda. Um estudo projetou que até 400.000 empregos de TI/tecnologia ficarão sem preenchimento até o final de 2022, de acordo com um relatório da empresa de análise Nearshore Americas. Outro estudo do Manpower Group descobriu que até 81% dos empregadores no Brasil tinham dificuldade em preencher funções de TI, front office, operações, vendas e marketing e administração.

Para preencher o vazio, cabe às empresas sediadas no Brasil atender aos desejos e necessidades dos trabalhadores de TI – e também garantir que estão atraindo os melhores talentos tecnológicos locais possíveis. 

Quais são as 4 maneiras pelas quais os empregadores brasileiros podem preencher o vazio de talentos tecnológicos?

  • Salários mais altos
  • Ambientes de trabalho flexíveis/híbridos
  • Invista em treinamentos relacionados à tecnologia
  • Lance uma rede mais ampla melhorando a diversidade

Abaixo, exploramos cada um desses pontos com mais detalhes:

1. Salários mais altos – Este é um acéfalo. É um erro supor que a falta de talentos tecnológicos no mercado de trabalho brasileiro significa que há falta de trabalhadores qualificados no país. Não tão. Existem centenas de milhares de trabalhadores de tecnologia/TI altamente qualificados no Brasil. Mas uma grande parte deles está trabalhando tecnicamente nos EUA e em outros países desenvolvidos, e o faz em um contrato de trabalho em casa. Eles ganham dólares, libras ou euros, e isso, combinado com uma moeda local desvalorizada, significa que é bastante lucrativo para eles fazer isso. Se os empregadores baseados no Brasil quiserem atrair talentos técnicos locais, eles precisam igualar ou superar os salários dos trabalhadores de tecnologia no exterior. 

2. Ambientes de trabalho flexíveis/híbridos – Recrutadores em todo o mundo estão usando ambientes híbridos/trabalho em casa como um incentivo para atrair os melhores talentos de tecnologia, e os empregadores no Brasil fariam o mesmo. Quem quer lutar contra deslocamentos congestionados e engarrafamentos apenas para chegar a um escritório todos os dias quando você pode fazer o mesmo trabalho no conforto da sua própria casa?

3. Invista em treinamento relacionado à tecnologia – Uma maneira de preencher as vagas em aberto em sua empresa é abordar as melhores pessoas que você já emprega e oferecer pagamento para que sejam treinadas como desenvolvedores de software, engenheiros de computação ou administradores de banco de dados e afins. Em muitos casos, os funcionários já têm uma base tecnológica sólida, e o treinamento seria uma questão de atualizá-los (também conhecido como qualificação).

4. Abra uma rede mais ampla melhorando a diversidade – Os gerentes devem procurar contratações mais diversificadas, pois isso promove inovação e lucratividade, de acordo com um relatório conduzido pela publicação online de empregos Clinch. Os empregadores baseados no Brasil podem abrir as portas para um grupo maior de talentos, diversificando as estratégias de recrutamento, oferecendo pagamento igual para trabalho igual, fornecendo uma gama mais diversificada de candidatos e implementando políticas anti-assédio/RH rígidas.

Com inflação alta, problemas na cadeia de suprimentos e conflitos na Europa Oriental, o impacto negativo da volatilidade econômica global foi sentido em todo o mundo. Mas a economia do Brasil permanece estável, assim como seu clima de investimento. Não é surpresa, portanto, que as tendências de contratação no Brasil continuem robustas. 

O Brasil realizará eleições presidenciais em outubro deste ano, então há um nível de incerteza para os investidores estrangeiros enfrentarem. Mas grande parte da comunidade empresarial brasileira continua otimista, com muitas empresas planejando aumentar o investimento em tecnologia e treinamento, com o objetivo de impulsionar o crescimento da receita, de acordo com um relatório da Deloitte.

A Biz Latin Hub pode te ajudar com as tendências de contratação no Brasil

Na Biz Latin Hub, oferecemos serviços integrados de entrada no mercado e back-office em toda a América Latina e Caribe, com escritórios em Bogotá e Cartagena, bem como em mais de uma dúzia de outras grandes cidades da região. Também temos parceiros confiáveis ​​em muitos outros mercados.

Nosso alcance inigualável significa que estamos em uma posição ideal para oferecer suporte a entradas no mercado de várias jurisdições e operações internacionais.

Além de observar as últimas tendências de contratação no Brasil, nosso portfólio de serviços inclui contratação e PEO contabilidade e tributação, formação de empresas , abertura de conta bancária e serviços jurídicos corporativos.

Entre em contato com nosso CEO hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a encontrar os melhores talentos ou fazer negócios na América Latina e no Caribe.

Se este artigo sobre tendências de contratação no Brasil foi do seu interesse, confira o restante de nossa cobertura sobre este país sul-americano. Ou leia sobre nossa equipe e autores especializados.

You may also like

Leia mais