Os nossos pés suportam o peso do nosso corpo diariamente e por isso são uma das partes mais importantes do nosso corpo e infelizmente não lhes damos a importância que realmente têm.
Nossos pés suportam todo o nosso peso e nos acompanham diariamente nos deslocamentos de um lugar para outro, mesmo os movimentos mais bruscos, como os feitos ao correr ou caminhar.
É por isso que a melhor coisa que podemos fazer por eles é seguir estas recomendações simples e aprender a cuidar dos pés.
Usar Salto Alto Excessivamente:
O uso de saltos altos com frequência pode causar um grande problema em nossos pés ao carregar o peso de forma desequilibrada.
Os saltos aumentam o peso na parte frontal do pé, assim modificamos a postura normal.
Se adicionarmos uma forma estreita e de uso contínuo ao salto alto, estamos diante de uma combinação muito perigosa que pode até modificar a estrutura do pé, causando o aparecimento de condições como inflamações, dedos em garra ou joanetes.
O que preocupa não é um dia, é o uso habitual de sapatos com salto alto por muitas horas ou mesmo durante a jornada de trabalho.
Usar Meias Excessivas Ou Inadequadas:
Os pés precisam respirar, pois passam grande parte do dia cobertos, estes fazem um grande esforço e se enchem de suor, por isso é recomendável arejá-los para evitar maus odores e até possíveis infecções.
Por outro lado, a primeira coisa que devemos levar em conta na hora de escolher as meias é para que vamos usá-las e com que calçado.
As meias são uma peça de vestuário mais importante do que pensamos, pois estão em contato direto com a nossa pele e são a nossa barreira contra o calçado.
É aconselhável que se ajustem o melhor possível ao tamanho do nosso pé.
Desta forma evitaremos que os pés fiquem comprimidos no interior e, no caso de calções, evitaremos assaduras ou bolhas.
Sempre Carregue A Bolsa Ou Mochila Do Mesmo Lado:
Se carregarmos sempre o corpo do mesmo lado com o peso de uma bolsa ou mochila, não estaremos distribuindo corretamente o peso total suportado pelos pés.
Isso pode causar dor nessa parte do corpo, além de outras dores nas costas e no pescoço.
Usar Calçado Inadequado.
Não compre o sapato por causa do preço ou da moda, um sapato exageradamente barato certamente usará materiais sintéticos de baixa qualidade.
O sapato deve ser feito de material natural, como couro, algodão, e deve facilitar a transpiração.
Não podemos aplicar o raciocínio de comprar o sapato mais barato porque não vai durar muito, da mesma forma, um sapato caro ou de marca não significa que seja melhor.
Embora encontrar sapatos que gostemos e que combinem com todo o tipo de roupa seja uma sorte, não se deve usá-los todos os dias.
Isso significa que o pé sempre carrega o peso nas mesmas áreas e a dor aparece.
Use Sapatos Ortopédicos
Os sapatos ortopédicos são para você que procura conforto ideal, uma ótima ideia para cuidar dos pés.
Você pode perguntar ao seu médico ou podólogo o que ele recomenda e obter alguns sapatos excelentes que serão absolutamente maravilhosos.
Nunca Ande Descalço
Andar sem sapatos em casa, com meias confortáveis, é altamente recomendado, pois evitamos a pressão que o calçado costuma causar e a umidade que é gerada no pé.
Este hábito estimulará e trabalhará aqueles músculos que estão cancelados ou atrofiados devido ao uso contínuo de calçados.
Andando descalço estamos fazendo os músculos que são anulados ou atrofiados pelo uso do calçado trabalharem.
E para os idosos, andar descalço também pode ajudar a reduzir ou eliminar a tensão muscular do pé por ficar sentado por horas a fio.
Vá ao podólogo
A visita ao podólogo deve tornar-se uma prática primordial para a saúde dos nossos pés.
O podólogo é o único profissional especializado em cuidados com os pés.
Devemos realizar pelo menos um check-up podológico por ano e independentemente de haver ou não doenças.
Saiba mais sobre cuidados com os pés, clique aqui.