Dicas

Como estacionar um carro automático sem causar danos

Dirigir

Como estacionar corretamente: Recentemente, falamos sobre os perigos de sua transmissão automática dar um solavanco ou saltar para a frente ao sair da posição de estacionamento. Listamos vários motivos pelos quais isso acontece, mas dedicamos um artigo inteiro ao que pensamos ser o motivo mais comum para pensar que aquele solavanco ou salto acontece quando você sai do estacionamento.

Em nossa opinião e experiência, pensamos que a maioria das pessoas experimenta esses problemas de solavancos porque não sabe estacionar corretamente um carro com transmissão automática sem causar danos a ele. Sabemos que isso soa estranho, mas fique conosco e você verá.

Primeiro, discutiremos o que acontece quando você muda para a posição Park e por que seu carro fica parado em primeiro lugar. Em seguida, ensinaremos como estacionar sem sobrecarregar a transmissão e causar danos a longo prazo. 

O que é uma lingueta de estacionamento e o que ela faz?

Uma lingueta de estacionamento é essencialmente um pino de metal que se encaixa quando o motorista com habilitação comprada dirigi um carro com transmissão automática muda a alavanca de câmbio para a posição de estacionamento. O pino de metal ou lingueta de estacionamento engata em um dos dentes da engrenagem no eixo de saída da transmissão automática. Uma lingueta de estacionamento é ativada e engatada por um atuador e, conforme você sai do estacionamento, ela usa uma mola de retorno para destravar dos dentes da engrenagem.

O que aconteceria se você mudasse para o estacionamento enquanto dirigia?

Os carros modernos têm sistemas que o impedem de estacionar enquanto dirige. No entanto, no caso de carros mais antigos, é totalmente possível. Em teoria, a trava de estacionamento que travaria suas rodas não é tão forte. O pino de metal que é a lingueta de estacionamento quebraria instantaneamente ao entrar em contato com os dentes da engrenagem. Isso evitaria que o carro travasse as rodas. 

Mas isso não significa que nada teria acontecido, ainda há uma grande chance de você bater e com certeza destruir sua transmissão.

O que é o clunk da lingueta de estacionamento?

O barulho que muitas pessoas descrevem em relação à lingueta de estacionamento e ao sair do estacionamento nada mais é do que o som da lingueta de estacionamento se desengatando. Se houver mais pressão contra os dentes da engrenagem do eixo de saída, mais alto será esse ruído. O barulho também é mais perceptível ao estacionar em uma inclinação/declive e depender estritamente da lingueta de estacionamento para manter o carro no lugar.

Como saber se a lingueta de estacionamento está quebrada

Uma lingueta de estacionamento quebrada ou gasta é facilmente identificada com a folga excessiva das rodas ao mudar para a posição de estacionamento. Se o veículo não estiver sendo mantido no lugar quando estacionado, há uma grande chance de haver problemas com a lingueta de estacionamento. Se o carro permanecer no lugar, mas ainda se mover de 1 a 5 polegadas, a lingueta de estacionamento pode estar gasta. Se o carro se mover livremente, a lingueta de estacionamento está quebrada ou não engatada devido a um atuador defeituoso.

Você pode dirigir com uma lingueta de estacionamento quebrada?

Em teoria, você pode, mas deveria? Definitivamente não. Se a lingueta de estacionamento frear, haverá lascas e pedaços de metal flutuando dentro da transmissão, o que pode causar danos catastróficos à sua transmissão. Se a lingueta de estacionamento estiver quebrada ou danificada, reboque o carro para um especialista em transmissão o mais rápido possível.

Quanto custa uma lingueta de estacionamento nova?

De acordo com nossa pesquisa, uma nova lingueta de estacionamento e o custo de mão de obra para substituição custam entre 400 $ e 1400 $. O custo dos reparos varia de acordo com os danos à transmissão.

Como estacionar um carro automático corretamente

O título deste parágrafo pode soar estranho, mas acredite ou não, existe uma maneira de estacionar corretamente um carro com transmissão automática. A maioria de nós aprende a maneira fácil e direta de estacionar um carro automático; na verdade, as próprias concessionárias ensinam aos compradores de carros novos essa forma de estacionar. A maneira errada que é.

A maneira errada de estacionar um carro automático

Etapa 1.: Pare completamente

Passo 2.: Mude para Park

Etapa 3.: Acione o freio de emergência (algumas pessoas até pulam esta etapa)

Passo 4.: Desligue o motor e saia.

Isso soa familiar e completamente ok, certo? A maioria de nós já fez isso diariamente, inclusive eu. O problema dessa forma de estacionar é que todo o peso do veículo está sendo sustentado pela lingueta de estacionamento da transmissão automática e não pelo freio eletrônico. É por isso que você nunca deve mudar para Park antes de engatar o freio eletrônico. Embora seja verdade que, no caso de quebra da lingueta de estacionamento, sim, seu carro não irá rolar se você acionar o freio eletrônico, você não deve colocar nenhum estresse na lingueta de estacionamento em primeiro lugar.

Esta forma de estacionar, especialmente em terrenos desnivelados, coloca muito estresse na transmissão e no trem de força. Isso pode levar ao infame “clunk” quando você sai do estacionamento porque a lingueta de estacionamento está sob imensa pressão.

A maneira correta de estacionar um carro com transmissão automática

Etapa 1.: Pare completamente

Passo 2.: Aplique o freio de mão enquanto pressiona o pedal do freio

Passo 3.: Mude para Park

Passo 4.: Desligue o motor e saia.

Seguir essas etapas garantirá que todo o peso do carro não seja suportado pela transmissão automática. O freio de estacionamento fará todo o levantamento pesado (como deveria), enquanto sua lingueta de estacionamento na transmissão atua como um mecanismo de backup. A lingueta de estacionamento não foi projetada para assumir o papel do freio de estacionamento, mas a maioria das pessoas a utiliza dessa maneira. 

Tudo o que você precisa fazer para estacionar corretamente um carro automático é mudar seu hábito de estacionar. Aplique o freio de mão antes de mudar para Park e é isso. Isso é tudo. Ao fazer isso, você está fazendo um grande favor à sua transmissão, principalmente a longo prazo. 

Sair do Park é difícil, por quê?

Sair do estacionamento é difícil porque o peso em todo o peso está sendo mantido pela sua transmissão. Para liberar esse peso, há uma imensa quantidade de pressão sendo liberada, e é por isso que parece difícil sair do estacionamento. Ao estacionar em uma ladeira, certifique-se de engatar o freio de mão antes de engatar a marcha. Fazendo isso, o peso do carro será sustentado pelo freio de mão e não pela lingueta de estacionamento da transmissão. Sair do estacionamento em uma colina não será difícil então.

Como sair do estacionamento em uma colina?

Se você estacionar seu carro automático corretamente aplicando o freio de mão antes de engatar a marcha, não deve haver diferença em como você sai do estacionamento em uma colina ou em uma superfície plana.

Recapitulação e conclusão

Nós realmente desejamos que a maneira correta de estacionar um carro automático seja mais bem pensada nas escolas de condução e nas concessionárias que hoje em dia vendem principalmente carros com transmissão automática padrão, transmissão DSG de dupla embreagem com câmbio direto ou transmissão CVT. O fato de os carros modernos com freios eletrônicos automáticos acionarem o freio de mão depois que você engancha a marcha não faz absolutamente nenhum sentido. Isso quase leva você a acreditar que os fabricantes de automóveis lucram com o estresse de longo prazo que está sendo colocado na transmissão ao mudar para o estacionamento antes de aplicar o freio de mão. 

You may also like

Leia mais