O tabagismo causa a queda dos dentes?
É de praxe pensar que o tabagismo só deixa mancha nos dentes, ou influencia no mau hálito. Porém, essa são apenas as consequências mais leves que o cigarro pode trazer para a saúde bucal, já que ele leva a diversos problemas, que não se mantêm apenas nos dentes, mas como no corpo inteiro.
É bom relembrar que o cigarro é algo que causa diversos danos na boca, ainda mais se você não contar com uma boa higienização bucal, prática essa que deve estar presente na vida de todos, desde quando mais novos, para evitar que problemas mais graves aconteçam. A higiene deve ser dobrada se você usar aparelho dentário móvel.
Dessa maneira, é relevante qualquer pessoa entender quais são os riscos que o cigarro traz para a saúde bucal, bem como as condições físicas no geral.
Por se tratar de um vício, muitas vezes é algo complicado de se deixar de lado, mas deve ser combatido a todo custo.
Caso você apresente qualquer tipo de problema bucal, consulte um consultório dentista.
Principais danos causados pelo cigarro
A fim de conscientizar o leitor sobre os problemas que o cigarro causa, é relevante conhecer quais são os principais danos que podem ocorrer à sua saúde bucal e, posteriormente, o melhor tipo de tratamento a ser realizado para amenizar esses danos.
-
Coloração nos dentes
Uma das coisas que mais acontece com aqueles que fumam, é apresentar manchas nos dentes de uma coloração amarelada, o que os deixa com uma estética não muito agradável.
A longo prazo, essa falha estética pode acabar afetando sua autoestima, caindo sua produtividade.
-
Aumento no risco de doenças bucais
O cigarro não só traz malefícios, mas também ajuda a outras doenças a se instalarem na boca.
Doenças essas que podem danificar toda a estrutura dentária, até mesmo desalinhar os dentes, sendo necessário a utilização de um aparelho ortodôntico transparente para corrigir as imperfeições.
-
Halitose
A halitose, também conhecida comumente como mau hálito, é uma das principais consequências que o cigarro traz.
É muito comum as pessoas que fumam terem um odor característico e incômodo, já que as mucosas da boca do fumante começam a se irritar, o que causa esse cheiro forte.
-
Câncer oral
O pior que pode acontecer com aqueles que fumam, não é a perda dentária, mas sim o câncer oral.
Além de perderem todos os dentes, o que pode ser resolvido em uma clínica de implantes, por exemplo, os que fumam em excesso têm grandes chances de desenvolver câncer bucal.
Se não for tratado, é bem provável que seja fatal.
-
Perda dos dentes
Respondendo agora a pergunta que estava no título, sim, o tabagismo pode acarretar na perda total dos dentes.
Ainda mais naqueles que já apresentam alguma condição prévia que facilitam a perda dentária, como alguma doença crônica ou até mesmo o uso de algum medicamento que seja forte o bastante para influenciar na estrutura óssea.
Além de causar danos severos a todo organismo, causando cânceres em outras áreas do corpo, os malefícios do cigarro se alastram por todas as partes do corpo humano, principalmente a boca, que funciona como uma porta de entrada para diversas bactérias que causam problemas severos.
Dessa maneira, o que se pode concluir, é que o cigarro é extremamente ruim para o organismo e deve ser evitado, ainda mais se sua estrutura dentária já estiver danificada, pois pode haver a necessidade de você realizar uma consulta em um dentista especialista em implantodontia.
Principais tratamentos a serem realizados
Antes de falar dos tratamentos que podem ser realizados, é fundamental falar a principal forma de prevenção dos danos causados pelo cigarro, que é justamente a diminuição ou o completo desuso dessa substância tóxica, já que além do que foi citado anteriormente, o cigarro ainda impacta em diversas coisas, como:
- Câncer de pulmão;
- Laringite;
- Faringite;
- Doenças respiratórias.
Dessa maneira, para evitar que essas condições ocorram, procure o mais rápido possível alguma forma de parar com esse vício, que só trará problemas para você, em todos os âmbitos possíveis.
Falando mais sobre a saúde bucal, o tratamento deve sempre começar em casa, com uma boa escovação dentária, sendo realizada pelo menos três vezes ao dia, com o uso de enxaguante bucal e fio dental.
Porém, não basta apenas ter uma higiene boa em casa, sem ter um profissional odontológico te acompanhando.
Realize consultas recorrentes, para que ele possa te passar as melhores formas de tratamento.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.