Na Era da Modernidade, quem não está nas redes sociais não é visto e não é notado, certo? Sem esse destaque, dificilmente sua marca ganhará o pódio e terá uma identidade visual bem delimitada, o que urge a necessidade de termos um assistente de mídias sociais…certo?
Mas, afinal, o que faz um assistente de mídias sociais? Será que é realmente necessária essa profissão? Por qual motivo o mercado profissional dessa área cresce exponencialmente?
E tem mais: quais são as funções que ela executa caso você deseje não apenas contratar o profissional, mas SER o profissional?
Será que ganham bem? Como é a média salarial? São diversas perguntas, não é mesmo? Mas todas são fáceis de serem respondidas, ainda mais com a nossa matéria logo abaixo. Leia todos os detalhes e mude a sua realidade e/ou a do seu negócio. Vamos saber mais?
O que faz uma pessoa que é assistente de mídias sociais?
Em alguns de nossos outros posts aqui do blog, comentamos algumas funções de um assistente de mídias sociais, então vamos recapitular de um modo mais objetivo para que não reste dúvidas, combinado? Caso deseje se aprofundar mais, leia os nossos outros conteúdos e fique cada vez mais atualizado!
De modo geral, o que faz um assistente de mídias sociais é:
- Planejar o conteúdo sempre lembrando da frequência, qualidade e relevância dos posts, ou seja, o que faz sentido para o público em questão em determinado momento e conforme as atualizações do momento;
- O assistente também tem a função de programar os posts para que nunca falte a constância de publicações, então eles sempre trabalham de modo adiantado, para que, até mesmo em feriados e finais de semana, o seu perfil continue na ativa;
- A criatividade que, por vezes, nos falta, fica a cargo da Social Media também. Sabe aquelas ideias de posts, reels, carrosséis e muito mais que vemos nos perfis alheios? Sempre há uma assessoria por trás para que tudo esteja sempre bastante dinâmico;
- Um feed harmônico faz a diferença, então a criação de artes é fundamental, e um assistente de mídias sociais completo fará isso também;
- O seu monitoramento de feedbacks e métricas precisa ser vistoriado quase que em tempo integral, então por que não deixar a serviço de quem entende do assunto?
- Relacionamento com a comunidade é quando o seu perfil impacta o seu público de um modo humanizado, trazendo aquela proximidade que faz toda a diferença. Não sabe como fazer isso? O seu assistente de mídias saberá!
Como trabalhar na área das redes sociais?
Esse artigo é muito interessante porque serve tanto para quem deseja aprender sobre o que faz um assistente de mídias quando o assunto é TRABALHAR nessa área quanto para quem deseja contratar esse profissional para o corpo da sua equipe.
Nesse tópico, falaremos sobre como é trabalhar na área, mais especificamente como começar a se desenvolver. No entanto, é interessante que você, que quer contratar alguém, fique de olho nessas características que vamos citar, porque elas diferenciam ou bons dos médicos profissionais. Veja só:
- Um assistente de mídias sociais precisa dedicar um tempo para prospecção de clientes, sejam os seus ou para quem trabalha, o que significa que esse profissional deve ter seu próprio local de divulgação de serviços, suas próprias estratégias e estar antenado nas tendências;
- Um bom Social Media é organizado, tem planilhas, tabelas, faz relatórios e é capaz de fazer rápidas análises sobre o que vai bem ou não na administração de um perfil. Tudo isso, é claro, é feito mediante a sua experiência, então ter cursos e formações é essencial;
- Tenha planos recorrentes com seus clientes, ou seja: tenha metas e objetivos traçados;
- Tenha um Site e Blog, porque isso difunde o seu serviço e mostra competência e profissionalismo;
- Crie seu logotipo e tenha sua identidade visual;
- Esteja presente e ativo nas redes sociais mesmo que você ainda não tenha clientes.
E então? Você está cumprindo esses tópicos ou está buscando quem cumpra?
Quanto ganha um assistente de mídia?
Por fim, se você quer saber quanto um assistente de mídia ganha para começar a se organizar na contratação ou para saber se vale a pena investir na carreira, saiba que isso depende MUITO.
Depende muito da sua experiência profissional, da sua região, de quais áreas e redes sociais você irá administrar ou contratar … .enfim, são várias vertentes, como você pode perceber.
Entretanto, um parâmetro arbitrário pode ser estabelecido e o que precisa ficar claro é que a média salarial é acima de muitos empregos, então compensa trabalhar no ramo, se esse for o seu caso.
Dessa forma, segundo as pesquisas recentes, um assistente de mídia recebe em torno de R$2.500,00 a R$5.000,00, o que é considerado bom para os padrões atuais. Porém, novamente, reforçamos que isso varia muito, sobretudo a julgar pelos papéis que você irá desempenhar ou pedirá para alguém desempenhar.
Além disso, muitos serviços são contratados por pacotes ou unidades, isto é: a cada demanda um valor é acordado. Logo, o ideal é fazer uma pesquisa de mercado na sua região e sempre estar bem especializado para que possa atribuir mais valor aos seus serviços.
Como você pode perceber, o processo sobre o que faz um assistente de mídias sociais é bem complexo e essencial, mas você pode tanto contratar um assistente quanto se especializar para SER um desses profissionais, fazendo uma renda extra ou tornando este o seu emprego fixo.
Conhecer mais do mercado permite que você expanda os seus horizontes, permitindo que a sua marca cresça do jeito certo, sem prejuízos, mas também garantindo que você tenha uma excelente estabilidade financeira e uma liberdade geográfica de trabalho bem interessante.
É justamente por isso que o nosso blog traz as ideias mais atualizadas possíveis sobre o mercado digital, mais especificamente o ramo do marketing. Quando estamos antenados, vamos muito mais longe!
Esperamos que o conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas e que você leia outros post do nosso site, existe uma infinidade de conteúdos gratuitos esperando por você, dê uma olhada! Até a próxima!