Simplificando, a hospedagem na web é um serviço onde seu site é armazenado em um servidor para que qualquer pessoa na internet possa acessá-lo. Assim, a hospedagem é de grande importância para qualquer site.
Na prática, as ofertas de hospedagem na web, como a one.com, geralmente incluem toda uma gama de serviços adicionais que facilitam a operação do seu site.
Teoricamente, você também pode executar um servidor para o seu site em casa. No entanto, usar um provedor de hospedagem na web tem muitas vantagens. Hosts respeitáveis (como one.com) atualizam regularmente seu hardware para melhorar o desempenho e aumentar a segurança.
Seus especialistas monitoram a disponibilidade do servidor 24 horas por dia, 7 dias por semana para proteger os sites dos clientes contra vírus maliciosos e ataques de malware. É como ter sua própria equipe de profissionais de TI, mas sem grandes despesas.
O que os domínios têm a ver com hospedagem na web?
Você pode pensar no seu site como uma casa construída a partir de arquivos individuais. A hospedagem na web é então a cidade onde a casa (site) está localizada e o domínio é seu endereço.
Quando alguém digita o nome de domínio em seu navegador da web ou clica em um link da web, o domínio é como um endereço de correspondência, que o navegador usa para encontrar o servidor baixar e os dados do site de lá.
Que tipos de hospedagem na web existem?
A hospedagem na web pode variar muito em termos de recursos e preços oferecidos. Ao pesquisar o provedor de hospedagem na web certo, você pode encontrar alguns dos seguintes termos:
Hospedagem compartilhada, principalmente chamada de hospedagem na web
Geralmente, a hospedagem compartilhada é a maneira mais barata de hospedar seu site.
Existem muitos sites diferentes em cada servidor web e os recursos do servidor são distribuídos de forma eficiente entre eles. Na one.com, fornecemos hospedagem compartilhada confiável há muitos anos e agora somos líderes.
No passado, compartilhar um servidor poderia causar problemas porque um aumento no tráfego ou no uso de recursos em um único site diminuiria a velocidade de outros sites no mesmo servidor. Hoje em dia, porém, são disponibilizados recursos suficientes com ofertas de hospedagem na web, que costumam garantir um bom desempenho.
Os fornecedores avançados também oferecem soluções de alocação de recursos (balanceamento de carga) para lidar com cargas de pico, bem como medidas para verificar sites que repentinamente estão usando quantidades desproporcionais de recursos (geralmente devido a ataques maliciosos).
Hospedagem WordPress
Hospedagem WordPress significa hospedagem otimizada para WordPress no nível do servidor para garantir a operação mais simples possível.
O que é a hospedagem WordPress e como ela é diferente de outros tipos de hospedagem? Embora os detalhes variem de acordo com o provedor, a maioria dos planos de hospedagem do WordPress possui os seguintes recursos:
- Instalação simples com um clique que elimina a configuração de uma dúzia de etapas, que podem ser modificadas para um novo site WordPress. Uma instalação do One.com ou WordPress automaticamente em menos de um minuto.
- Configurações de servidor otimizadas para carregamento mais rápido de sites com WordPress. É possível incluir otimização de cache para melhor desempenho e outras configurações.
- Medidas de segurança para proteção contra vulnerabilidades comuns do WordPress. Com mais de 30% da internet usando o WordPress, ele é frequentemente atacado. Você já ouviu falar em “WordPress Gerenciado”? Este é um ambiente seguro padrão que restringe o uso de plugins não suportados ou plugins propensos a problemas de segurança.
Hospedagem VPS
VPS significa Virtual Private Server. Assim como na hospedagem de sites compartilhada, os sites executados em um VPS compartilham um servidor físico com outros sites. No entanto, cada cliente VPS é fornecido com sua própria partição de disco rígido com recursos garantidos. Memórias maiores e maior capacidade de armazenamento e processamento geralmente estão disponíveis – a um preço correspondentemente mais alto.
A hospedagem VPS é recomendada para usuários muito experientes que podem gerenciar os próprios servidores. Os clientes VPS têm acesso root à sua partição e podem configurar independentemente o software do servidor, como Ubuntu, CentOS ou Windows Server. O VPS oferece um alto nível de personalização para executar aplicativos da Web criados para esses sistemas.
Pode também comparar ofertas de “Hospedagem Empresarial” ou “Hospedagem Premium”. Estes são termos genéricos que os provedores de hospedagem usam para se referir à hospedagem VPS gerenciada por seus profissionais internos. No entanto, o suporte, os termos do contrato e os preços são muito variados. Portanto, todos os serviços são seguros antes de se certificar de que eles têm um.
Hospedagem dedicada
Hospedagem dedicada significa que você tem todo o servidor para você. Você tem acesso como um VPS, mas não precisa compartilhar o servidor com outros sites ou aplicativos. Então você está alugando um servidor web físico hospedado pelo seu provedor de serviços. Se necessário, está disponível suporte profissional com design especial.
Esta hospedagem web de pontas é recomendada apenas para sites muito exigentes de empresas maiores. Pequenas e médias empresas não precisam gastar muito dinheiro todo mês para alugar seu próprio servidor web para suas operações.
Armamento em nuvem
Hoje em dia, a hospedagem na nuvem se tornou um termo um tanto nebuloso. Portanto, recomenda-se que você tenha certeza de que está disponível quando a nuvem é oferecida.
Quando surgiu a hospedagem na nuvem, é tão significativa uma configuração de servidor que inclui vários servidores, tornando-se facilmente escalável. Dessa forma, o sistema pode alocar mais recursos e garantir um bom funcionamento, mesmo que seu site seja usado subitamente por muitos visitantes. Este tipo de hospedagem na nuvem é muito variável em termos de condições técnicas (mas também de preços).
No entanto, à medida que a computação em nuvem se tornou mais popular, algumas empresas começaram a usar o termo para sua hospedagem compartilhada ou VPS regular.
Outros provedores como Amazon Web Services ou Microsoft Azure que executam milhões de servidores oferecem serviços de computação em nuvem que geralmente incluem hospedagem em nuvem com uma variedade de outras ferramentas avançadas para operações baseadas em nuvem. Embora seja possível hospedar um site menor lá, usar essas ofertas requer habilidades técnicas avançadas e também é caro