Curiosidades

Crypto as a Service: um novo passo para as criptomoedas

Crypto as a Service

Você acha que as criptomoedas são o futuro? Você imagina um cenário no qual o papel físico não existe mais, sendo completamente eclipsado pela potência das moedas digitais? Se você acha que essa pode ser a nossa realidade, precisamos falar sobre crypto as a service

Afinal de contas, nada disso será possível se todos os setores da nossa economia, como os bancos e os varejistas, não começarem a incluir as criptomoedas em seus modos de ação. Ou seja, colocar as moedas digitais como um serviço

Não é incomum encontrar notícias que lojas do comércio de varejo estão aceitando pagamento em criptomoedas. Depois da popularização do Bitcoin e a valorização de muitas outras moedas, como o Ethereum, as instituições abriram seus olhos, seus caixas e seus sites para esse serviço. 

Calma, sabemos que é muita coisa para assimilar. Mas, não existem motivos para se desesperar. Ao longo desse texto, você vai conhecer um pouquinho mais sobre alguns temas, como:

  • o que é crypto as a service;
  • como funciona esse sistema;
  • o que é API;
  • quais são as vantagens do crypto as a service;
  • como podemos nos beneficiar das criptomoedas como um serviço.

Se você gosta de entender um pouco mais sobre a tecnologia e sobre como o nosso futuro pode ser diferente, continue lendo esse artigo! Faça uma boa leitura.

O que é Crypto as a Service?

Você deve ter visto que, desde 2021, muito se fala sobre o Open Banking, inovação que está sendo implantada no Brasil, que permitirá o compartilhamento de dados de pessoas físicas entre instituições financeiras por meio do consentimento. 

Com essa atualização, especialistas debatem como o Open Finance possui semelhanças com o Banking as a Service, também conhecido como BaaS. Os dois facilitam que outros negócios incluam o serviço financeiro em seu portfólio. Em concordância, o Crypto as a Service se assemelha, e muito, ao BaaS. 

Com muita tecnologia e comunicação entre plataformas, o Crypto as a Service permite que as empresas facilitem a compra, venda, a manutenção e a troca de criptomoedas

Em uma internet dominada pela “criptomoeda como um serviço”, como esse sistema é traduzido em português, você poderia comprar e vender moedas digitais com muito mais facilidade. Além disso, as opções de aplicação ou de troca por produtos seriam muito mais incentivadas. 

Como funciona esse serviço?

Imagine o seguinte cenário: você está entrando no site do seu varejista favorito de móveis. Lá, você quer comprar a TV da sua marca predileta, que acabou de ser lançada e está com uma promoção imperdível na loja.

Como está sempre antenado nas oportunidades, você mantém uma carteira ativa e diversificada de criptomoedas. Portanto, você sabe que pode comprar essa TV com o valor das suas moedas virtuais. 

Entretanto, você não possui tempo para trocar as suas criptomoedas para o Real e a promoção está acabando. Não seria muito mais fácil se o site que você irá efetuar a compra tivesse acoplado uma ferramenta que transformasse o valor da TV no preço da criptomoeda escolhida?

Bem, essa é a realidade em sites que adquirem o sistema de Crypto as a Service. Com ele, as plataformas estarão interagindo e trocando informação a todo momento com as blockchains e outras instituições que oferecem serviços de moedas digitais. 

Mas, você já se perguntou como essa comunicação é possível? Simples: pela tecnologia API. 

O que é API?

Oriunda do inglês Application Programming Interface, API é, nada mais, nada menos, do que uma Interface de Programação de Aplicativos. 

Por meio do API, uma plataforma pode ter contato com outra, disponibilizando seus serviços de maneira segura. Sabe quando um site cria uma playlist para os seus clientes pelas plataformas de streaming de música e disponibiliza em sua própria página? Esse é o trabalho da interface!

Essa tecnologia também está presente quando compramos um artefato ou pagamos por um serviço de maneira online. Assim, o site disponibiliza que, nele, uma plataforma de pagamento digital funcione.

Quais são as vantagens do Crypto as a Service?

Impossível chegar até aqui e não se perguntar quais são as vantagens que esse sistema irá trazer para o nosso dia a dia, certo? A maior e a mais notável é, sem sombra de dúvidas, a aproximação das pessoas com o mundo das criptomoedas. 

É inegável que o crypto as a service retira as moedas digitais do seu paradigma de inacessibilidade – erroneamente construído – e as coloca na rotina do brasileiro. Afinal, não podemos esquecer que, para substituir o dinheiro físico, as criptomoedas precisam entrar no gosto do público. 

Em segundo lugar, é comum presumir que esse sistema ajuda nas transações que envolvem moedas digitais que circulam pelo mercado. Com o crypto as a service, poderemos facilitar e tornar menos burocráticas todas as operações que envolvem o mundo das criptomoedas.

Por último, mas não menos importante, com um público mais engajado em torno das moedas digitais, os sites e plataformas se aproximam um pouco mais dessas pessoas. Isso garante uma maior oferta de produtos e serviços que envolvem a compra, venda ou troca das criptomoedas. 

O futuro vai ser digital?

Sim, podemos afirmar que o mundo vai ser digital. Vemos que, aos poucos, migramos para o virtual. Esse processo foi ainda mais antecipado pela pandemia, na qual fomos obrigados a conviver e efetuar as nossas pendências de maneira online. 

As demandas dos setores financeiros também estão cada vez mais virtuais. A ascensão das criptomoedas não nos deixa mentir. Além disso, os tokens não-fungíveis, os famosos NFTs, estão dominando a internet, revolucionando a maneira de adquirir e vender ativos online.

O crypto as a service vem como uma atualização necessária e natural no mundo das criptomoedas. Assim como os aplicativos investiram em pagamentos online, aos poucos, irão abranger, também, as moedas virtuais. 

Se o futuro é virtual, você é uma pessoa que está preparada para encará-lo? Comente com a gente sobre o que você achou do sistema “criptomoeda como um serviço” e sobre como você será beneficiado por essa evolução.

Este artigo foi escrito pela Bitso, exchange internacional de criptomoedas na qual você pode comprar, guardar e vender os seus criptoativos.

You may also like

Leia mais