Curiosidades

Como negociar minhas dívidas: Veja dicas sobre como limpar seu nome

Uma grande parcela da população não sabe como se livrar de sua dívida. Acontecimentos e imprevistos podem levar as pessoas a se endividarem, o que é uma fonte de dores de cabeça.

Mais de 70% da população brasileira tem alguma dívida por causa de compras excessivas com cartão de crédito,  inflação e falta de educação financeira, de acordo com uma pesquisa realizada em 2021.

Entretanto, é possível se livrar de suas dívidas, isso é uma boa notícia. Quer saber como se livrar das dívidas? Veja o artigo a seguir.

Conheça suas dívidas

A primeira dica sobre como negociar é fazer um levantamento de todas as suas dívidas, não importa de que fonte elas venham.

O indivíduo precisa anotar suas dívidas em um diário ou planilha de cálculo.

Para facilitar o registro, a pessoa endividada pode registrar os seguintes dados: tipo de dívida, nome do credor, montante inicial/valor final, juros, parcelas.

Para facilitar o processo de negociação, o indivíduo deve registrar o número de telefone de contato e o endereço do credor.

Estruture um planejamento financeiro

A elaboração de um plano financeiro é necessária para saber como negociar minhas dívidas, pois envolve determinar estratégias financeiras que ajudarão a utilizar o dinheiro da melhor maneira possível.

O indivíduo se organiza para cumprir suas obrigações financeiras mensais, tais como cobrir suas despesas, mas também pagar suas dívidas.

Para realizar a negociação da dívida, você precisa de um plano que integre despesas, metas de economia e desejos.

É importante manter o plano financeiro organizado para que não haja nenhuma chance de acumular mais dívidas.

Pague primeiro as dívidas com as taxas mais elevadas

O principal problema com dívidas são as taxas, pois quando você adquire uma dívida, inicia o processo de inclusão dos juros, o que aumenta o valor da dívida.

Se forem juros compostos, a pessoa endividada pode ter uma grande dor de cabeça porque a quantia pode aumentar devido aos juros.

É necessário listar as dívidas com as taxas de juros mais altas devido ao fato de que os juros podem variar de acordo com o tipo de dívida, o tempo que leva para pagar, e assim por diante.

Quando chegar a hora de cobrar dívidas, o indivíduo deve conhecer as taxas de juros e quais são mais altas, para que ele possa pagar primeiro aquelas com as taxas mais altas.

Poupe dinheiro mensalmente

Para saber como negociar minhas dívidas, um indivíduo precisa ser realista sobre suas finanças. É inútil negociar dívidas se você não souber quanto pode pagar.

Para descobrir quanto ele pode economizar a cada mês, um indivíduo pode analisar seus ganhos e despesas e descobrir quanto ele pode economizar.

Inicialmente, a pessoa pode escolher uma aplicação, planilha eletrônica ou agenda de controle financeiro para listar seus ganhos e despesas mensais.

O orçamento deve ser baseado nas despesas e receitas. Determinar uma meta financeira, com base na realidade.

Corte gastos desnecessárias

Se você está gastando muito dinheiro em algo que não precisa, você precisará cortar essas despesas. Se você fizer uma análise mais detalhada dos gastos mensais, você pode saber para onde seu dinheiro está indo.

Para aqueles que querem sair de dívidas, será necessário cortar essas despesas e fazer disso um hábito para que não se metam em novas dívidas.

O indivíduo será capaz de fazer isto gradualmente, até que seja capaz de cortar completamente despesas desnecessárias.

Seja disciplinado

Não será fácil levantar ou economizar dinheiro, mas você tem que fazê-lo para negociar suas dívidas. Se você optar por não pagar em parcelas, você pode economizar dinheiro e obter descontos.

As pessoas que vão com dinheiro na mão para negociar suas dívidas mostram que estão dispostas a pagar suas dívidas.

Se você quiser economizar dinheiro, terá que ser disciplinado porque nem sempre terá a motivação para fazê-lo.

Converse com o credor

Conversar com o credor é um passo muito importante na hora de negociar suas dívidas. É importante falar com o credor a fim de negociar suas dívidas.

Se a pessoa endividada entrar em contato com o credor, poderá negociar suas dívidas e obter melhores condições de pagamento, tais como melhores taxas, condições de pagamento estendidas e uma redução no valor.

Seu grande objetivo deve ser igualar suas dívidas à sua capacidade de pagamento, com base em seu objetivo de economizar dinheiro.

Substitua dívidas caras

Substituir dívidas caras por dívidas mais baratas é uma alternativa à negociação de dívidas.

Se uma pessoa tem uma dívida com uma taxa de juros muito alta, ela pode contrair um empréstimo com taxas reduzidas e pagar a dívida.

Reduzir os juros no final do pagamento da dívida é o que você quer ser capaz de fazer.

Como não adianta sair de uma dívida e entrar em outra, é importante estar ciente do empréstimo e do Custo Total Eficaz ao escolher esta alternativa.

Uma alternativa para encontrar um bom empréstimo é usar simulações de crédito para que você possa aprender sobre diferentes alternativas e escolher a mais benéfica.

Conheça as condições especiais de pagamento

Condições especiais de pagamento são uma forma de negociar minhas dívidas.

A fim de limpar o nome, existem feiras onde os endividados podem negociar suas dívidas com grandes descontos.

You may also like

Leia mais